RH avaliação
20, 21 e 22 de junho de 2013
2
1. INTRODUÇÃO
O êxito, seja em qualquer área ou situação, sempre foi um dos maiores e principais objetivos dos indivíduos e das organizações no mundo. Nos dias atuais, caracterizados pela era do conhecimento, globalização, tecnologia e pelas constantes mudanças, a busca pelo sucesso tornou-se ainda mais presente. Isto se reflete diretamente no escopo empresarial, onde a concorrência entre organizações e a exigência do consumidor são cada vez maiores. Deste modo, é cada vez mais necessário otimizar o gerenciamento e controle das variáveis organizacionais.
Dentre os principais pilares que sustentam as organizações, pode-se citar as áreas de recursos humanos - mais recentemente denominada de gestão de pessoas.
A administração de recursos humanos é melhor compreendida e conduzida através de suas funcionalidades, as quais incidem em recrutamento e seleção de pessoal; sistemas de remuneração; modelos de gestão de pessoas; saúde e segurança do trabalhador, entre outras. Um bom sistema de gestão pessoas deve englobar eficientemente tais funcionalidades, sob uma perspectiva, dinâmica, integrada e estratégica.
Ainda entre estas funcionalidades, destaca-se a prática de treinamento e desenvolvimento de pessoal (T&D), que envolve quatro etapas principais: levantamento das necessidades de treinamento, programação de treinamento, execução do programa e avaliação do processo de treinamento. Tal prática visa melhorar o desempenho dos funcionários, que realizando melhor suas atividades e desenvolvendo suas capacidades e competências, contribuem diretamente para o resultado das empresas e para a satisfação dos clientes da mesma, além de se tornarem profissional e pessoalmente mais motivados. Desta forma, a prática de treinamento pode ser vista como um dos meios de obtenção de vantagem competitiva, possibilitando que uma organização se destaque em seu setor de atuação.
Para que um treinamento gere