rfp request for personal
A RFP é um convite aos fornecedores para, através de um processo de concorrência, apresentar uma proposta sobre uma determinada mercadoria ou serviço. Um processo de RFP dá estrutura para a tomada de decisão de contratar ou não (GO, NO GO). Esta estrutura permite identificar de maneira clara os riscos e benefícios de cada fornecedor, facilitando que se encontre a solução mais adequada para a empresa. A RFP tem ainda como irmãs a RFQ e RFI. Sendo RFQ sigla para Request for Quotation, usada para quando já se sabe as especificações do produto que deseja comprar. RFI, por sua vez, significa Request for Information e é usada quando deseja-se saber quais são os serviços que o fornecedor pode oferecer.
Entretanto, não é nada raro que se encontre RFPs mal sucedidas. Uma RFP mal elaborada pode levar a uma decisão equivocada e prejudicar a empresa
São muitos os benefícios de utilizar uma RFP dentro de um processo de aquisição de produtos ou serviços. Podemos destacar: várias propostas de fornecedores melhora o processo de decisão; aumenta o poder de compra da empresa; torna o processo de aquisição claro e transparente para os fornecedores e para a empresa; retira do processo a subjetividade e concentra-se na racionalidade para selecionar o fornecedor; permite larga escala de distribuição; e, estabelece um cronograma formal de entrega das informações.
Existe uma forte relação entre a análise de requisitos de um projeto e a RFP. Se a análise for elaborada corretamente ela pode ser facilmente incluída na RFP, economizando tempo e esforço. Além de estabelecer uma linguagem comum entre o processo de aquisição e o gerenciamento de projetos.
A elaboração de uma RFP deve ser um subprojeto de um projeto maior. O projeto de uma RFP envolve:
Preparação;
Definição dos requisitos administrativos;
Definição de como as informações dos fornecedores serão apresentas;
Definição dos requisitos técnicos do produto ou serviço a serem adquiridos;