Rfid
Índice:
- O que é RFID?
- Breve história
-Como funciona
- Utilidades Práticas
- Futuro do RFID
- Prós e Contras
- Conclusão
- Bibliografia
O que é RFID?
A tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radio freqüência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a freqüência de rádio para captura de dados. Por isso existem diversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofreqüência para leitores que captam estas informações. Ela existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida (transmitir a todos, dar conhecimento a todos) no mundo.
Obs: Sem contato físico, permite que os dados sejam adquirido de maneira rápida e automática.
Obs: História: Necessidade militar
A sua principal função hoje não é simplesmente substituir o código de barras, pois ela é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis(qualquer tipo e ambiente) e em produtos onde o uso de código de barras não é eficaz.
Como funciona
Componentes do RFID
Um sistema de RFID é basicamente composto por dois componentes:
Transponder (tag) - que se situa no objeto a ser identificado,
Leitor - que, dependendo da tecnologia usada, pode ser um dispositivo de captura de dados ou de captura/transmissão de dados