rfid
INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia da informação e a escassez de tempo o mundo necessita de mais rapidez e facilidade na passagem de informações. Assim a tecnologia de identificação de objetos ganha mais espaço, pois é possível identificar, rastear e gerenciar produtos, documentos, animais e até mesmo pessoas com a ajuda do RFID, sem precisar do contato direto do produto com o leitor.
BREVE HISTORIA
O RFID foi utilizado pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial, através de um protótipo desenvolvido pelo físico Robert Alexander Watson Watt.
Foi feito um sistema para prevenir que os aviões ingleses fossem confundidos com aviões inimigos. Funcionava da seguinte maneira: Quando o sinal do avião era captado pelo radar, os aviões amigos enviavam um sinal de identificação através de um aparato que os aviões inimigos não tinham.
O QUE É RFID A tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification) é um método de identificação automática através sinais de rádio para transmitir e armazenar informações através de Tags (microchips de silício e um sistema de antena que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora) que podem ser utilizados com chaveiros, tickets, leitores, etiquetas... Ou seja, o RFID é uma tecnologia de identificação que utiliza a radiofrequência para capturar os dados, permitindo que uma tag seja lida sem a necessidade de campo visual, através de barreiras e objetos tais como madeira, plástico, papel etc. Um sistema RFID digital funciona como um sistema poderoso de aquisição de dados em tempo real, com a vantagem de eliminação de intervenções humanas manuais e visuais, dinamizando assim o tempo de transições e assegurando eficiência e eficácia.
O QUE COMPOE O SISTEMA Os principais componentes de um sistema RFID incluem:
• Um identificador (também conhecido com transponder): que tem a função de transmitir e responder comandos que chegam por radiofrequência, sua