RFID
RFID é uma tecnologia existente desde a segunda guerra mundial, porém somente agora está se popularizando e a cada dia mais empresas estão considerando utilizar a identificação por radio frequência para melhorar seu desempenho. A necessidade de agilizar os processos e automatizar tarefas são outros fatores que motivam a utilização de RFID.
RFID é uma tecnologia de identificação que utiliza a radio frequência e não a luz, como no caso do sistema de código de barras, para capturar dados. A tecnologia surgiu inicialmente na década de 1980 como uma solução para os sistemas de rastreamento e controles de acesso.
Definição de RFID
RFID é a abreviação de radio frequency identification - identificação por radio frequência. Tecnologia de identificação que utiliza frequência de rádio ou variações de campo magnético para comunicação entre componentes. O objetivo dessa tecnologia é melhorar a eficiência no rastreamento e localização de produtos, além de oferecer benefícios para quem tenha necessidade de registrar bens físicos.
O RFID ou identificação por radio frequência é uma tecnologia wireless que tem como objetivo a coleta automática de dados.
RFID é uma tecnologia que utiliza ondas de radio frequência para a transmitir dados.
RFID trata-se um método de identificação automática através de sinais de rádio, onde é possível recuperar e armazenar dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID.
É utilizada para identificação de objetos, animais e pessoas, para através dessa identificação facilitar o rastreamento, transmissão de dados e identificação automática.
Sistema RFID
Apesar de alguns autores afirmarem que se pode ter um sistema RFID apenas com identificador e leitor, todos consideram o banco de dados importante para um sistema completo do ponto de vista prático. Um sistema RFID é composto por três componentes principais: identificador, leitor e banco de dados.
A tecnologia de RFID tem suas raízes nos sistemas de