viabilidade econômica de projeto de energia sola em estádio de futebol
Introdução
1.1 O que é energia solar.
Energia solar é toda forma de energia luminosa e/ou térmica, que, depois de captada, torna-se utilizável pelo homem, seja para aquecimento ou para energia elétrica. Para a finalidade de energia, essa captação pode ser realizada por coletores solares e convertida em energia elétrica por meio dos efeitos da radiação sobre determinados materiais. Dentre esses efeitos destacam-se o termoelétrico e o fotovoltaico. Por ser ineficiente na geração de energia, tendo um alto custo e um baixo rendimento, o efeito termoelétrico é usado apenas no aquecimento de fluidos, como por exemplo, o aquecimento de água utilizada na higiene pessoal. Já o fotovoltaico, usado nos casos de geração de energia, utiliza-se de materiais como silício para a fabricação dessas células de captação (células solares ou fotovoltaicas).
A eficiência de conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as melhores células apresentam eficiência de até 25% da radiação recebida.
O tipo mais popular de instalação fotovoltaica é o de Sistemas Fotovoltaicos
Conectados à Rede (SFCR), que normalmente se instala sobre o telhado de casas e escritórios, e no qual é necessária a presença de um inversor, para transformar a energia de corrente contínua para corrente alternada. A energia gerada pelos painéis é entregue à rede elétrica convencional.
As instalações isoladas são a forma de geração fotovoltaica utilizada em áreas de difícil acesso à rede elétrica. Neste caso é necessário algum tipo de armazenamento, como baterias.
Os sistemas híbridos funcionam em conjunto com outros equipamentos, como geradores eólicos ou a diesel e exigem um controle capaz de integrar as diferentes formas de geração de energia.
As Usinas solares produzem uma grande quantidade de energia elétrica em um único ponto e são sempre conectadas à rede. As células