rfhftjhrg

1974 palavras 8 páginas
RELATÓRIO
GERADOR DE VAN DER GRAFF
Leonardo Grossi Guimarães

leonardogrossictb@gmail.com

Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri - UFVJM
Fenômenos Eletromagnéticos CTT-121 – Bacharelado em Ciência e Tecnologia Ciência e Tecnologia

Resumo Demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van de Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes, interpretando o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes configuração das linhas de forças entre eletrodos de formatos diferentes e Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes.

INTRODUÇÃO

Gerador de Van de Graaff

O Gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Eletrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal. O gerador eletrostático tipo Van de Graaff, tem capacidade para 200 kV, sua esfera tem 18 cm de diâmetro, é removível e dispõe de conexões para aterramento. A sustentação é construída em acrílico e possui articulação na ligação com a base, mede 45 cm de altura. A correia de borracha tem 6 cm de largura e se movimenta sobre 04 polias (19 mm de diâmetro), acionada por um motor elétrico de 1/8 de HP funcionando em 110 ou 220 V, conforme a sua rede local de energia e é munido de controle eletrônico da velocidade de rotação do motor. O conjunto é integrado por uma cuba de vidro, 7 eletrodos, 2 fixadores de eletrodos, 2 cabos de ligações e torniquete eletrostático.

Partes do Gerador

Esfera de alumínio polido; Polias; Conexão na esfera; Escova superior; Correia de borracha; Escova metálica intermediária; Polia de acrílico;
Conexão de fio terra (inferior);
Escova metálica inferior;

Figura 02: Gerador de Van de Graaff

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Procedimento 01: Distribuição das Cargas

Relacionados