Revoluções
Introdução
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.
Desenvolvimento
Os EUA, em reação às medidas reformistas, impõem medidas restritivas ao país como Boicote ao Açúcar e tentativa de invasão do território (Baía dos Porcos). E em 1962, expulsaram Cuba, em meio á Guerra Fria, da OEA. Já a URSS aproveitou-se da situação para se aproximar do governo cubano, e instalou bases de mísseis na ilha., o que gerou a Crise dos Mísseis (o mundo se viu prestes de uma guerra nuclear, pois EUA também tinha bases na Europa Oriental). Em acordos de ” Paz “ foram estabelecidas as seguintes medidas: retirada dos mísseis russos de Cuba e dos americanos da Turquia; Garantia de não invasão norte americana. Em consequência, os EUA instauraram um Bloqueio Comercial que perdurou por anos, no qual Cuba ficava isolada internacionalmente de realizar comércio – fato também chamado de Embargo. Cuba, devido a aproximação com a União Soviética, instaura um modelo socialista na América Latina o qual gerou estagnação da economia, desenvolvimento e tecnologia no país. Esse fato até hoje não foi mudado, e a maior renda alternativa para os cubanos hoje é o Turismo.
Revolução Mexicana
Introdução
O interesse pelo estudo da Revolução Mexicana se deu principalmente pela eclosão da Revolução Cubana a partir de 1959. Tudo indica que para os próprios mexicanos a retomada dos estudos sobre sua revolução ocorreu a partir dos anos 60 quando, simultaneamente, se comemorava o cinquentenário da Revolução e a ascensão do fidelismo ao poder. Também tem despertado nossa curiosidade, o chamado ”modelo mexicano“ , isto é, um regime político de partido único que mantém um sistema eleitoral que não altera os resultados finais e que se mantém surpreendentemente estável ao longo