Revolução Russa
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo. Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. A maior parte das terras pertencia a nobreza e a igreja. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
No dia 22 de janeiro de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, onde um milhão e meio de pessoas marchavam na direção do palácio de Inverno em São Petersburgo.Nicolau II manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes.
O episodio incitou mais manifestações contra as autoridades em varias regiões do pais. Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin.
Para conter os ânimos da populçao o czar permitiu a eleição de uma câmara de deputados, a Duma. em um primeiro momento parecia um passo inicial em direção a democratização da russia. Após a quarta Duma o governo decidiu impedir todos os debates de ordem publica e constitucional.
Os partidos políticos russos
A elite burguesa, que deseja a participação politica e a construção de um governo democrático nos moldes liberais do ocidente fundou o PARTIDO CONSTITUCIONAL-DEMOCRATICO, ou KADETE, que aceitava uma monarquia parlamentarista