Revolução Russa
-Antes da revolução, Rússia, um pais gigantesco, rico em matéria-prima e atrasado em relação a outros países europeus, na qual vigorava a monarquia absolutista, onde o Czar (Governante Russo-Rei), que reprimia qualquer manifestação contraria ao governo e tinha como apoio politico os donos de terras (Nobrezas), militares e a igreja ortodoxa. Quando a Rússia se transformou em uma das maiores nações do planeta tinha por cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados. Por volta de 1914 sua população chegava a 174 milhões de pessoas. A Economia agraria, com cerca de 80% da população vivendo no campo de forma quase servil (Feudalismo). A Industrialização em sua fase inicial e nas mãos de estrangeiros. Portanto, no começo do século XX a Rússia era um país camponês com algumas ilhas de alta concentração industrial. Imagens Principais Grupos políticos:
Para tentar acabar com as péssimas condições de vida e de trabalho na Rússia, os intelectuais e ativistas da classe trabalhadora formaram o Partido Operário Social – Democrata Russo (POSDR). Na qual ele foi criado para fazer oposição os narodniks (populistas) e seu populismo revolucionário. Porém os bolchevique e menchevique tinham ideias contrarias por isso o Partido Operário Social – Democrata Russo, se dividiu em dois grupos:
Os Bolcheviques (maioria): Eram liderados por Vladimir Lênin , na qual defendiam uma mudança radical de politica para o povo e queriam chegar ao poder como primeiro passo, para se chegar ao socialismo por meio de uma revolução socialista. E eles queriam formar uma aliança operário – camponesa para lutar pelo poder.
Imagem e o Simbolo (em baixo explicação): A origem do nome Bolcheviques significa maioria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram mais votos Bolshe = maior números. Estes defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, daí o símbolo da