Revolução Russa
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II , o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
URSS: Crise {Peristroika, Glasnost}: Em 1985, Mikhail Gorbachev, o novo dirigente comunista, procurou combater a crise do socialismo, promovendo uma política de reformas modernizadoras:
Perestroika (restruturação econômica): visava reduzir os monopólios do Estado, descentralizar as decisões empresariais e criar setores comerciais, industriais e de serviços nas mãos de proprietários privados nacionais ou estrangeiros. O Estado continuava sendo o principal proprietário, mas a propriedade privada era permitida em setores secundários da produção. A retomada do crescimento era projetada por meio da transformação de indústrias militares em civis, voltadas para a produção de bens de consumo e de investimentos estrangeiros.
Glasnost (transparência) : visava fazer com que as decisões dos altos chefes do partido se tornassem transparentes, para que o povo soviético tivesse uma participação mais eficiente e