A fotografia na sala de aula
O trabalho com fotos pode ajudar a desenvolver a competência de ler e escrever a partir do registro visual, bem como estimular as habilidades de observação, descrição, síntese, relação e principalmente tirar conclusões acerca do local observado, percebendo as mudanças e as permanências e também o porque delas.
A fotografia além de situar os alunos no tema a ser estudado, estimula seu interesse, evidenciando os laços que ligam passado e presente.
As fotografias de lugares que têm significado para os alunos, ou seja, de seu espaço de vivência, quando capturadas em épocas diversas pode situar os alunos no tempo e dessa forma fazê-los perceber as mudanças ocorridas, por que ocorreram dessa forma e quem foram os sujeitos do processo.
A fotografia é a representação do real e não a sua reprodução, no entanto o aluno pode perceber nesta representação do espaço os seus elementos, sejam eles naturais ou culturais, e que muitas vezes este espaço ali representado já não existe mais daquela forma e sua configuração anterior foi até esquecida pelos que a retrataram e conviveram com ela. E se foi esquecida por alguns, poderá ser lembrada através de sua representação e conhecida por aqueles que vieram depois, para que conhecendo possa tirar conclusões acerca do processo de apropriação do espaço e valorizá-lo como seu lugar. Na Geografia Humanística “espaço se torna lugar quando se dá valor a ele” . Portanto, Só se