REVOLUÇÃO FRANCESA
Nº: 24
REVOLUÇÃO FRANCESA
CARAGUATATUBA-SP
2014
MARCOS FELIPE ZARAM REIS
Nº: 24
REVOLUÇÃO FRANCESA
CARAGUATATUBA-SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO__________________________________________________4
2. A REVOLUÇÃO_________________________________________________5
3. CONCLUSÃO __________________________________________________11
1. INTRODUÇÃO
A Revolução Francesa foi um movimento social e político que ocorreu na França em 1789 e derrubou o Antigo Regime, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Além disso, acabou influenciando diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité).
O período em que ocorreu a revolução era bastante conturbado para o país. Regido por um regime absolutista, os franceses se viam obrigados a pagarem impostos extremamente caros, para sustentar os luxos da nobreza. Sob influência dos Iluministas, o terceiro estado se levantou contra a opressão do absolutismo. Os ideais percorreram a Europa, atravessaram o oceano e chegaram a América Latina, a qual influenciou o movimento da Inconfidência Mineira. Pelo seu caráter difusor é que a Revolução Francesa foi e é considerado o acontecimento que marca a passagem para a Idade Contemporânea.
2. A REVOLUÇÃO
A sociedade francesa regida pelo absolutismo era divida em três classes: o Clero (primeiro estado), a Nobreza (segundo estado) e o Terceiro Estado composto por 95% da população.
Clero: eles eram isento de pagar os impostos. Ainda era dividido em o alto clero, que era os de origem nobre (bispos, abades e cônicos), e o baixo clero, de origem plebeia (sacerdotes pobres).
Nobreza: somente 2,5% da população eram nobres. Eles, também, não pagavam impostos e tinham acesso a cargos públicos. Nessa classe estava o rei, sua família e os