Revolução Francesa
Dessa maneira, primeiramente precisamos fazer uma análise dos fatores que contribuíram para o despertar revolucionário francês. Portanto, vamos compreender a França pré-revolucionária. Antecedentes
Inicialmente devemos lembrar que o século XVIII assistiu ao surgimento de um movimento que reúne um conjunto de ideais, chamado de Iluminismo. Os princípios iluministas de liberdade serviram de base ideológica para o movimento francês. Tal influência se revela no lema da Revolução Francesa, e na sua bandeira tricolor: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Os ideais iluministas iam de encontro às características do Absolutismo francês, colocando em evidência suas contradições internas. O governo assentava-se numa aristocracia perdulária, que gozava de uma série de privilégios, sendo o principal deles o não pagamento de impostos, fato que sobrecarregava os demais setores sociais, como o campesinato e a burguesia. Entretanto, será este último grupo o responsável por comandar o processo revolucionário francês.
As condições de vida de um camponês eram de extrema dificuldade. Grande parte da renda da família era comprometida apenas com a compra de pão, alimento básico das famílias pobres. Além disso, o Estado francês vivia um sério desgaste econômico, não só pelas despesas luxuosas promovidas por uma aristocracia, mas também pelas guerras travadas. Duas delas ocorreram na segunda metade do século XVIII, num intervalo curto de tempo: a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) e a Guerra de Independência das Treze Colônias (1776 – 1783).
Outra prerrogativa experimentada pela