Revolução francesa
A Revolução Francesa foi um acontecimento revolucionário na História do homem, trouxe Consequências Sociais, Políticas e Econômicas que influenciaram mudanças não só na Europa mas no mundo.
A Burguesia pretendia ter poder político, já os camponeses queriam se libertar das obrigações feudais que deviam aos seus senhores. As ideias filosóficas e Iluministas estavam difundidas pelas sociedade culturais.
A França vivia uma Crise Social (que era estamental e sem mobilidade). A Sociedade era formada por 3 Estados (1º Clero, 2º Nobreza e 3º Burguesia, Camponeses e Sans-culottes), dos quais somente o 3º estado pagavam impostos. Além disso, havia desemprego, alta nos preços.
Havia uma Crise Econômica (falência financeira do Estado) por causa das dívidas externas, pelas Guerras (uma delas ajudando na Independência dos EUA), perda da sua maior colônia (o Canadá) e Déficit orçamentário por causa da nobreza/corte – o Governo de Luís XIV (Rei Sol) gastou além dos limites e ganhos do governo, construiu Versalhes só para abrigar a corte francesa. A Crise Política do Absolutismo (da Dinastia Bourbon), o Rei Luís XVI era fraco e dependente dos Notáveis (1º e 2º Estados). Em 1789, ouve convocação dos Estados Gerais (para aprovar ou não a cobrança de impostos dos notáveis). Porém o Voto era por Estado e não por cabeça, o que fazia com que o povo nunca vencesse.
O 3 ºEstado se revolta e faz o “Juramento da Sala do Jogo da Pela” exigindo uma Nova Constituição e Votação por cabeça.
Ocorre a Marcha para o Quartel dos Inválidos (onde estavam as armas) e Depois a Marcha para o Palácio da Batilha (prisão e também arsenal) – em 14/07/1789 acontecesse a Queda da Batilha (primeira vitória do povo) e tomada do poder.
Em 1793 foi feita a Constituição do Ano I com medidas populares como Voto Universal (masculino), distribuição de terras, abolição da escravidão nas colônias, Educação obrigatória e gratuita, Confisco do bens dos Emigrados. Havia o Comitê da Salvação