Revolução dos Bichos
Capitulo Primeiro
Parecia mais uma calma e normal noite na distinta fazenda do Sr. Jones. Jones fechou o galinheiro, mas nao se lembrou de fechar as vigias, depois do ultimo copo de cerveja foi para cama.
Assim que apagou a luz de seu quarto os bichos todos se reuniram para ouvir o velho Major, um porco que gozava de alto conceito na granja e todos os respeitavam, com 12 anos de idade era ainda um porco majestoso com ar sábio e benevolente. Os outros animais: 3 cachorros, porcos, galinhas , pombas,ovelhas, vacas, cavalo, a égua volumosa e matronal de meia idade Quitéria e a Mimosa uma égua vaidosa e fútil, ums cabra e o burro Benjamim. O animal mais idoso e mais moderado, falava pouco era cinico. Todos ali unidos para ouvir o que o Major tinha a lhes dizer, exceto Moisés um corvo de estimação.
Eis que Major começa seu discurso:
" Sei que nao estarei com vcs por muito tempo, mas antes de morrer preciso lhes transmitir o que aprendi. Qual é a natureza de nossa vida? Enfrentemos a realidade, nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo necessário para viver, e os que podem trabalhar lhe sao exigidos até a morte. Nenhum animal é livre. E a culpa de todos os nossos problemas é do homem. O verdadeiro e único inimigo, todo nosso esforço é roubado por eles, nosso leite, nossos ovos, nossa força, nossa carne, nosso esterco e nossa pele. Todos os males da nossa existência tem origem na tirania do homem. Rebelião meus camaradas! Todos os homens sao inimigos"
Nesse momento ouve uma confusão por causa de alguns ratos que apareceram. E Major continuou "vamos esclarecer uma coisa, as criaturas rebeldes como os ratos e os coelhos são nossos amigos ou inimigos? Votemos”. Depois da votação concluiu-se que os ratos eram camaradas.
Agora vou contar o sonho que tive, foi um sonho de como sera o mundo quando o homem desaparecer. E me lembrou quando eu era um leitaozinho minha mae cantava a seguinte cançao: bichos