Revolução de outubro
Desde fins de setembro, o C. C. do Partido Bolchevique havia decidido mobilizar todas as forças do Partido para organizar uma insurreição coroada de êxito e, para esse fim, havia decidido organizar em Petersburgo um Comitê Militar Revolucionário, lutar para conseguir que a guarnição de Petrogrado fosse deixada na capital e convocar o Congresso dos Soviets de Toda a Rússia. Tal Congresso era o único ao qual se poderia transmitir o Poder. A conquista preliminar dos Soviets dos Deputados de Moscou e Petrogrado, que desfrutavam o maior prestígio na retaguarda e na frente, fazia parte, necessariamente, do plano geral de organização da insurreição.
O órgão central do Partido, o Rabótchi Put, seguindo as diretivas do C.C., começou abertamente a apelar para a insurreição, preparando os operários e camponeses para a luta decisiva.
O primeiro conflito aberto com o governo provisório ocorreu com o fechamento do jornal bolchevique Rabótchi Put. A sede do jornal foi fechada por ordem do governo provisório. Por determinação do Comitê Militar Revolucionário, foi reaberta através de meios revolucionários. Os selos foram arrancados e os comissários do governo provisório afastados de seus postos. Isso