Revolução Cubana
Este trabalho tem como objetivo retratar a Revolução Cubana, afirmando seu contexto acerca de questões estritamente políticas. Os fatos são essenciais para a construção da históriae do entendimento desse caráter político envolvendo a guerra da revolução. A guerra se fez importante, pois foi com ela que conseguiram modificar a estrutura política da época. A política foi acausa, quando alegaram querer retirar a ordem política capitalista autoritária dos Estados Unidos da região cubana; a política está na guerra, pois ela foi o meio pelo qual foi possível de ser feita e apolítica também está na consequência, já que queriam implantar uma política diferencial, primeiramente democrática e anti-imperialista e posteriormente socialista. A política se fez presente também noâmbito cultural, de extrema importância, pois proporciona a identidade da nova sociedade formada.
É importante ressalvar a magnitude que essa revolução proporcionou, pois ela foi um meio de tentativade impedir ou amenizar o monopólio norte-americano capitalista. A guerra foi o único meio viável para condicionar mudanças, por isso ela foi acessada.
➢ Contexto Histórico
Cuba foi um dosúltimos países a proclamar sua independência. Porém, como veremos, essa independência não foi plena. Colonizados pela Espanha até 1898, ela deixou de ter essa condição para tornar-se uma área dedominação norte-americana. Os Estados Unidos já haviam criado em 1823 a Doutrina Monroe, cuja famosa frase “América para os americanos” serviu de lema para o desenvolvimento de um imperialismo que dita até osdias atuais. Não era interessante, politicamente e economicamente, para os norte-americanos a colonização das áreas americanas, já que elas serviriam de mercado consumidor e aliados na busca da suaconquista: a dominação mundial. Os dominadores queriam exercer sua influência na ilha de qualquer modo, então, em 1901, Cuba tornava-se protetorado dos norte-americanos a partir da Emenda Platt.... [continua] ➢