Revolução cubana
(http://www.suapesquisa.com/historia/revolucao_cubana.htm )
Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria.
- Influência dos EUA e a Emenda Plantt
(http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2009/11/revolucao-cubana-os-eua-emenda-platt-e.html )
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Emenda_Platt )
A Revolução Cubana derrubou uma Ditadura apoiada e financiada pelos EUA, a de Fulgêncio Batista, e que se associara à Máfia norte-americana na exploração do jogo, da prostituição e do tráfico de drogas.
A economia cubana era que totalmente dominada pelos EUA, principalmente o setor açucareiro, que era a grande fonte de riqueza do país na época. E Cuba sofreu, desde 1898, a interferência dos EUA no seus assuntos internos, chegando ao extremo de incluir na Constituição cubana da época um artigo que permitia que os EUA invadissem a Ilha sempre que os seus interesses fossem contrariados (foi a "Emenda Platt"... Platt foi o nome do Senador dos EUA que elaborou a emenda).
E de fato Cuba sofreu várias intervenções militares dos EUA durante várias décadas. Era a época da política do 'Big Stick' ou o 'Grande Porrete'. O nome desta política já mostra do que se tratava
Depois, com Roosevelt, e em função das mudanças no cenário internacional na década de 1930, os EUA adotaram a chamada política da 'Boa Vizinhança', interrompendo as intervenções militares na região, mas passando a