Revolution OS
Revolução dos sistemas operativos é um documentário que fala sobre Software Livre, GNU/Linux, Unix, Cultura Hacker, e fortes críticas a empresa Microsoft. Em formato jornalístico, ele conta a fascinante história da filosofia do software livre e a explosão do Linux, ainda durante a bolha de investimentos da internet da década de 1990.
Com depoimentos das maiores figuras do software livre e do open source, tais como Richard Stallman, Linus Torvalds, Eric Raymond, Bruce Perens e outros, o filme convence a qualquer um a aventurar-se pelos sistemas operacionais livres.
Neste documentário temos entrevistas com personalidades da comunidade Open Source:
Bruce Perens (Autor da definição Open Source);
Linus Torvalds (Criador e Desenvolvedor do Kernel Linux);
Eric Raymond (Autor do livro The Cathedral and the Bazaar);
Richard Stallman (Filósofo, responsável pela FSF, Fundador do Projeto GNU).
Primeiramente e preciso ter uma ideia de uma comunidade bem definida, esta ideia surgiu dentro de grupos hackers que estudavam e programavam em universidades, onde esses grupos trocavam informações entre si, de modo que o software pudesse ser modificado, e utilizado por qualquer pessoa.
Um dos grupos mais conhecidos e pioneiros nesta ideia de comunidade se chamava Homebrew Computer Club. Foi um clube pioneiro de hobbyistas que construíam computadores no Silicon Valley, os quais se reuniam (sob este nome) de Março de 1975 até aproximadamente 1977. Vários hackers de alto nível e empreendedores de TI surgiram de suas fileiras, incluindo os fundadores da Apple Computer.
Todos nesse clube acreditavam que a computação traria desenvolvimento socioeconômico através do acesso à informação, e assim eles fariam o mundo um pouco melhor.
Foi exatamente dentro deste grupo que Bill Gates escreveu uma carta ou manifesto dizendo que a possibilidade de que o software seja encarado como um potencial negócio futuro, e que se deve criar meios de se "proteger" essa nova "propriedade" para que ele