REVOLU O INDUSTRIAL Aula 8
Chamamos de Revolução Industrial: o conjunto de mudanças ocorridas na produção de mercadorias e no modo de viver das pessoas na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e que se expandiu para outros países no século XIX.
Observação: não estamos falando de uma revolução como revolta política e sim no sentido de profundas transformações socioeconômicas e tecnológicas.
A passagem da produção manual para a produção industrial é conhecida como REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Revolução porque modificou profundamente a sociedade e a economia; Industrial pela invenção e utilização das máquinas e de novas fontes de energia.
GRUPOS SOCIAIS
Burguesia classe constituída de donos de fábricas, das máquinas, dos bancos, do comércio, das redes de transporte, e das empresas agrícolas.
Proletariado trabalhador operário que surgiu com a revolução industrial e que vive do salário que recebe.
Artesanato
Também chamado indústria caseira. Desenvolveu-se no século XV e praticamente desapareceu no século XIX.
É a forma mais antiga de produção. No artesanato o trabalhador utiliza instrumentos manuais e ferramentas simples, geralmente movidas pela força humana, de animais ou por elementos naturais como a água e o vento. O artesão trabalha sozinho ou com ajuda de aprendizes ou da própria família.
Embora muitas vezes associado a outros artesãos do mesmo ramo profissional, ele é um produtor independente e proprietário dos meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Como não existe divisão de tarefas, o artesão em casa ou em sua oficina, realiza todas as etapas da produção e vende seu produto, uma obra única e com toque pessoal do artesão no mercado local, ficando com o lucro da venda.
Manufatura
Se desenvolveu no século XV, por homens de negócio começaram a agrupar os artesãos em grandes galpões para controlar melhor a produção; assim surgiu a manufatura.
A manufatura resultou da ampliação do comércio e do consumo. Alguns comerciantes ou antigos mestres