Revoltas
Gastou quantidades imensas de dinheiro brasileiro para combater D. Miguel (que tirou sua filha do poder). D Pedro se envolveu muito na política portuguesa, aumentando a influência dos portugueses no brasil e aumentando a oposição ao mesmo. D. Pedro se mostrava favorável ao partido português e demitiu o ministro brasileiro. Ele foi muito pressionado e abdicou o poder.
NOME DO PERIODO POSTERIOR AO 1 REINADO
Regência
ATO ADICIONAL
Províncias ganham maior autonomia, com suas próprias assembléias, e o Conselho de Estado é extinto, diminuindo a forca do poder moderador (significava o autoritarismo). A principal medida é a criação da regência una.
CABANAGEM (Pará, 1834-1840)
Protesto popular contra o domïnio da aristocracia latifundiária. Alguns nomes como Batista de Campos, Clemente Malcher, irmãos Vinagre, lavradores e Eduardo Angelin começaram a se reunir. A repressão começou quando o governo descobriu a revolta e prende Malcher e rebeldes, além de matar um dos Vinagres. O protesto se transformou em uma rebelião armada e mataram o presidente da província e o comandante militar. Malcher é proclamado presidente da província e inicia o governo dos cabanos. A repressão consegue retomar grande parte do Pará.
REVOLUÇÃO FARROUPILHA (RS, 1835-1845)
As oportunidades de ganho dos estancieiros tinham limite pela concorrência do charque argentino.Eles queriam que o governo impedisse a entrada desse produto e diminuísse o preço do sal. União de interesses dos comerciantes e proprietários. Bento Gonçalves lança um manifesto contra a intervenção do governo no RS. Venceram algumas batalhas e proclamaram a República Rio-Grandense de Piratini. David Canabarro proclama a República de SC. Barão de Caxias é enviado para pacificar o Sul. Os farroupilhas aceitam o governo mas exigem serem incorporados ao exército, perdão aos soldados e liberdade aos escravos que lutaram.
BALAIADA (Maranhão, 1840-1841)
A região estava em crise pela