Revoltas na primeira república
2º ANO – IPÊ ROXO
HISTÓRIA
ANA PAULA DOS SANTOS
HOFFMAN
REVOLTAS POPULARES 1º REPÚBLICA
INTRODUÇÃO
A primeira república ou república velha, como também era chamada, ocorreu no período entre 1889-1930. A vida política nessa época era voltada às oligarquias que dominava os seus respectivos estados e até mesmo no Brasil como se fossem propriedades particulares, de uma forma indireta. Nos primeiros anos do século XX, começaram a surgir diversos protestos, movimentos de descontentamento com a política café com leite (o nome se dá, pelo fato de que o poder do governo federal reversava entre Minas gerais - maior produtora de café e São Paulo - maior produtor de leite). As revoltas eram de caráter popular, já que a população era totalmente excluída, uma vez que as estruturas das oligarquias atendiam apenas os interesses da elite afastando parcelas significativas da sociedade. A insatisfação com o regime republicano ficou patente e muitos dos excluídos sentiram-se traídos pelas promessas republicanas, não foram poucos os movimentos de contestação da ordem. Diversas revoltas ocorreram no campo e principalmente nas cidades.
REVOLTA DA VACINA A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares).
A principal causa foi à campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformada, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.
O clima de descontentamento popular com outras medidas tomadas pelo governo federal, que afetaram principalmente as pessoas mais pobres. Entre estas medidas, podemos destacar a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro