REVOLTAS DA REPÚBLICA VELHA
Este trabalho tem como objetivo mostrar as quatro revoltas mais importantes da República Velha, que de uma forma ou de outra, mudaram a historia do Brasil. Foram todas com motivos que desagradavam aos menos desenvolvidos, excluídos da “sociedade”, e que se revoltaram com a forma de discriminação e agressão.
A guerra dos canudos ocorreu porque a diferença social em questão de terras foi muito grande. Os menos favorecidos tiveram piores condições. E o medo dos mais favorecidos de suas terras serem invadidas pelos menos desenvolvidos. E assim, várias revoltas ocorreram, matando milhares de pessoas, e várias agressões.
Já a revolta da Chibata, foi revolta contra agressões feitas aos marinheiros com 50 chibatadas. Mas quando um dos marinheiros recebeu 250 chibatadas. Ele se revoltou e com outros homens começou a rebelião.
A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular contra a imposição da vacinação obrigatória.
E o Cangaço foi um fenômeno social caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros a fim de reivindicar melhores condições sociais no nordeste.
.
REVOLTA DOS CANUDOS
A violência, a seca, a fome e o abandono político tomavam conta do Nordeste no século XIX. E todos esses problemas levaram a uma grande diferença social, causando uma guerra civil. Esse conflito foi liderado por Antônio Conselheiro, que dizia ser um enviado por Deus. Com esse argumento dizia que foi enviado para acabar com as diferenças sociais e os ditos pecados republicanos (casamentos civis e cobrança de imposto). Assim ele conseguiu seguidores que acreditaram no que ele disse.
No Brasil pouco tempo antes, havia sido assinada a Lei Áurea, acontecera o golpe republicano, o fechamento do congresso, além da queda da monarquia. Todas essas transformações radicais foram cenários do inicio da Revolta dos Canudos.
Tudo começou com uma anunciação de Antônio Conselheiro e sua gente. Segundo estes, Canudos era um lugar composto por