Revolta Holandesa
A Holanda em busca de açúcar enviou expedições para invadir o Nordeste do Brasil, no período colonial.
Em uma primeira tentativa não obterem êxito, pois os colonos portugueses expulsaram os holandeses do território da Bahia.
Em 1630 houve uma segunda expedição, em Pernambuco, e esta ao contrário da primeira obteve sucesso.
Após algum tempo, ocorreram muitas revoltas devido aos altos impostos cobrados pelos holandeses. Após muitos conflitos, o governador Mauricio de Nassau deixou seu cargo. Este fato facilitou a ação dos portugueses, que tiveram a chance de reagir em batalhas como a do Monte das Tabocas e a Guararapes.
Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses ( apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.
No caso em apreço, no dias atuais usaríamos o disposto no artigo. 137° inciso II, da Constituição Federal de 1988, usando essa linha o Presidente da República poderá decretar o Estado de Sitio.
c.2 Guerra do Paraguai
A guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do sul, nos períodos de 1864 a 1870, nesta guerra o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
A guerra teve inicio em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no Rio Paraguai.
Em seguida o Paraguai invadiu Mato Grosso, e em 1865 as tropas paraguaias invadiram Corrientes na Argentina e logo em seguida o Rio Grande do Sul.
No dia 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai selaram um acordo para enfrentar o Paraguai, e ainda contaram com o apoio da Inglaterra.
Após alguns conflitos, em 1866 ocorreu a invasão ao Paraguai, e em 1869 os militares brasileiros chegam a Assunção.
Com o fim da guerra, só sobraram prejuízos a ambos os lados, tanto o Paraguai que teve 20% de sua população morta, quanto para o Brasil, que sofreu uma grande perda financeira devida ao investimento militar para tal