Revolta das vacinas
Porque na hora de vacinar, as pessoas eram pegas a força, ninguém sabia contra o que estavam sendo vacinados.
O QUE FOI?
Foi uma revolta popular.
ONDE ACONTECEU?
Na cidade do Rio de Janeiro que na época era capital.
QUANDO ACONTECEU?
10 e 16 de novembro 1904.
PRESINDENTE DA EPOCA?
Rodrigues Alves e Francisco de Paula.
PREFEITO DA EPOCA?
Pereira Passos
MOTIVO:
O motivo que desencadeou a Revolta da Vacina foi à campanha da vacinação obrigatória imposta pelo Governo Federal contra a varíola, de forma facultativa sem esclarecimento algum.
OBJETIVOS DOS REVOLTOSOS:
O objetivo dos revoltosos era não ser vacinado devido à falta de informação sobre a importância da vacina. As pessoas desconfiavam, ou seja, achavam que era algum tipo de armação do Governo para exterminá-los.
OBJETIVOS DA VACINA:
Era erradicar doenças tropicais como febre amarela, varíola, malária e peste, além de melhorar as condições de higiene da então capital da república.
LIDERES:
Na revolta das vacinas não houve líderes, era uma revolta popular.
ACONTECIMENTOS E RESULTADOS:
A revolta popular aumentava a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida) e a reforma urbana que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos de habitações mais simples.
Mediante o fato ocorrido, o presidente Rodrigues Alves revoga a Lei da vacinação obrigatória, colocando o exército, a marinha e a policia para acabar com os tumultos. Em alguns dias a cidade volta à ordem.
Com o passar dos anos, baseado nos fatos dessa revolta, foram surgindo às chamadas Favelas.