Revolta da vacina no Rio de Janeiro 1904
Revisão da 1º avaliação de História do Brasil III
Nome: Vinicius Camargo Chiquito 5º semestre de História
Profª Virginia Camilloti
1. Explore em um pequeno texto os argumentos desenvolvidos por Tânia de Luca a propósito do tardio interesse da historiografia pela Primeira República.
Tânia de Luca, em seu texto sobre a historiografia da Primeira República, utiliza como referências, a Revista Brasileira de História e fontes acadêmicas como teses da USP. O quê nos permite acreditar que o interesse sobre esse período da história ocorre somente após a década de 70. A autora cita, que no na inicio do século XX, uma nova configuração de modernidade foi a responsável pelo desinteresse pelas questões sociais e culturais. Rompendo com as antigas tradições e gerando uma crise no sistema oligárquico e proporcionando avanços nos campos científicos e tecnológicos. A sociedade então acreditava que anterior a isso era rotulado como submisso ou atrasado.
No final do século XX, aumentam o numero pesquisas referente o período da Primeira República, essas estudos articulam assuntos variados, principalmente ligados a sociedade e civilidade. As formações urbanas, seus problemas e o movimento operário chamam a atenção de pesquisadores. Os movimentos sociais do início do período republicano passam a ser pesquisados e estudados como forma de buscar uma resposta ao tempo presente destes pesquisadores. Tânia de Luca explica que o interesse surgiu devido ao contexto vivido pela sociedade, ainda no período do regime militar (1964-1989).
2. Explore em um pequeno texto os diferentes projetos de República em curso desde a década de 1870.
José Murilo de Carvalho, no texto “República e Cidadanias”, argumenta a República em formação no final do século XIX, (1870), ano do lançamento do Manifesto Republicano, período marcado por instabilidades políticas e econômicas e também pela internacionalização