Revitalização da Praça Wilson Lins
Este trabalho teve como objeto de estudo a Praça Wilson Lins, localizada à Av. Otávio Mangabeira, s/n, bairro da Pituba, Salvador - BA. O Objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de revitalização para a Praça supra-citada. Para elaboração desta proposta, foram realizados estudos preliminares sobre o espaço e seu entorno, levantamento e análise dos problemas encontrados e reflexões sobre as possibilidades de revitalização desta área pública.
1. Proposta de Revitalização
1.1. Para quem intervir De acordo com a nossa análise, os frequentadores da Praça Wilson Lins são, em sua maioria, pessoas que moram nas proximidades deste local e de faixa etária diversificada: crianças acompanhadas de adultos que frequentam o parque infantil, adultos e idosos que fazem atividades físicas e que gostam de apreciar a vista mar e o pôr-do-sol. A proposta de revitalização visará manter a frequência deste público, bem como atrair moradores de outros bairros que não possuem espaço público com infra-estrutura adequada para crianças e também os turistas.
1.2. Perímetro a intervir A praça Wilson Lins tem uma área de 3.556m² aproximadamente. A proposta de intervenção é para toda a praça, porém, será reservado aproximadamente um terço da área deste local para a construção futura de um Oceanário, obra esta que a população deste município opinou para a instalação neste local antes da construção da praça e que não foi atendida pela Prefeitura. Neste local reservado, serão feitas apenas poucas intervenções paisagísticas no intuito de manter esta área integrada à Praça, porém, sem custos elevados.
1.3. Diretrizes relacionadas ao projeto arquitetônico: Após a análise realizada pela equipe, alguns problemas foram identificados na Praça Wilson Lins, que podem ser solucionados através de um projeto arquitetônico e urbanístico, porém, existem também outros problemas que estão relacionados à segurança e à falta de manutenção e limpeza do espaço que