Revitalizando-roberto da mata
Em relação à sociedade, podemos usar o exemplo de algumas espécies de animais para tornar mais clara essa distinção. Entre determinadas espécies existe uma coletividade, divisão de trabalho, de sexos, e uma ordem, porém, não existe consciência sobre a situação de vida que subentende responsabilidade, ou seja, escolha; sendo assim, é possível afirmar que pode existir sociedade sem cultura, mas o contrário não é possível pois, a cultura só se dá no grupo e nunca em um único indivíduo, ela é pública!
Além desse aspecto, de diferenciação entre cultura e sociedade, há uma outra questão importante, o quanto a cultura "molda", oprime o ser humano.
Será que conseguimos viver sem cultura?
Com certeza, nesse contexto de discussão ou questionamento existem duas visões preponderantes. De um lado, sabemos que a cultura é um aspecto essencial para que o homem se relacione e cresça, se desenvolva socialmente. Por outro lado, o homem sofre ao ter que "aceitar" a cultura a qual pertence pois, ela dita comportamentos, ideologias, vivências que se distanciam da espontaneidade. A partir dessa visão acredito que o que resta ao homem "civilizado", cultural, é conhecer a sua cultura, saber o seu lugar dentro desta e tornar-se imensamente responsável pela sua vivência na grande