Revisão de biologia
Bioquímica (Composição química dos seres vivos)
Citologia
Bioquímica (Composição química dos seres vivos). Toda a matéria (tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço) é composta de átomos, sendo assim, os seres vivos também são compostos de átomos. Os principais são: O carbono (C), o hidrogênio, o oxigênio (O) e o nitrogênio (N). Os átomos podem se combinar entre si formando diferentes tipos de moléculas. Moléculas simples, sem carbono, formam substâncias inorgânicas. Moléculas complexas, de alto peso molecular e com carbono em sua constituição, formam as substâncias orgânicas.
Metabolismo: Conjunto de reações químicas altamente complexas que ocorrem no interior do ser vivo (Anabolismo e Catabolismo). Anabolismo: Utiliza substâncias simples para formarem substâncias complexas. Catabolismo: Utiliza substâncias complexas e originam substâncias simples.
Anabolismo
= Fotossíntese (Que por meio de várias reações químicas formam a glicose, molécula energética e principal alimento dos seres vivos.
Catabolismo
=Quando as células usam glicose e o oxigênio absorvido e liberam energia, água e gás carbônico (respiração celular).
Componentes inorgânicos: A água (substancia inorgânica). É chamada de solvente universal porque a estrutura molecular permite a formação de dois pólos, então ela pode se ligar com uma grande quantidade de substancias. E também é um reagente, pois sua molécula, com os seus átomos, participa de reações químicas. Controla a temperatura interna do corpo. As moléculas da água possuem entre si uma força de coesão. Isso permite a tensão superficial entre elas e por isso possuem a capacidade de subir pelas paredes e tubos. Isso é importante nas plantas, porque não tem