Revisão bibliográfica - canais de distribuição - sector das pescas em portugal
.
Revisão Bibliográfica
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
DOCENTE: FRANCISCO COELHO
RESUMO:
escola superior de PORTO, NOVEMBRO 2012
Índice
Índice 2
Introdução 3
1. Breve abordagem da evolução histórica dos canais de distribuição 4
2. A distribuição 5
3. Circuitos de distribuição 8
4. Dimensões comportamentais dos Canais de Distribuição 11
5. Conclusão 14
6. Bibliografia/Netgrafia 15
Introdução
O objetivo desta revisão bibliográfica é evidenciar as diferentes prespectivas dos autores ao definirem os canais de distribuição e assuntos relevantes relacionados. Iremos assim demonstrar ideias sobre o que são canais de distribuição assim como uma breve abordagem histórica, as funções dos canais de distribuição, o sector retalhista e o sector grossista. A nossa pesquiza foi baseada em livros de caracter científico, Google Scholar e ProQuest recolhendo e analisando os aspetos que achamos mais importantes para a elaboração da nossa revisão bibliográfica.
Breve abordagem da evolução histórica dos canais de distribuição
“Nos seus primórdios, a atividade ou função comercial caracterizava-se pela troca entre produtores de bens excedentários em certas regiões por outros bens excedentários noutras regiões e assentava fundamentalmente na economia agrícola e no autoconsumo.
Na antiguidade clássica, a atividade comercial não era, contudo, considerava uma atividade digna. Aristóteles pensava mesmo que todo o indivíduo que fazia do comércio a sua profissão suprimia o número dos verdadeiros homens, embora embora também considerasse que o comércio, particularmente o marítimo, com regiões longínquas, era útil e necessário à vida da cidade.” (Manual da Distribuição; José António Rousseau; p.27)
Esta mesma fonte científica (p.31), revela-nos um quadro da empresa americana McKinsey, Pommerening (1979) que retratou de uma forma