Principios bsicos de contabilidade
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que estuda e registra os atos e fatos econômicos e financeiros de uma entidade e demonstra num exato momento no tempo, a mutação patrimonial desta entidade. A Contabilidade não cria, não gera, não modifica e não altera atos e fatos econômicos e financeiros.
A Contabilidade transforma as operações físicas da entidade (atos e fatos econômicos e financeiros) seja no âmbito da manufatura, serviço ou monetário, em demonstrações numéricas.
A Contabilidade é uma ciência, pois parte de princípios racionais e lógicos para estudar e demonstrar conclusões. A Contabilidade possui os seguintes princípios:
Princípio da Entidade – separação entre a pessoa jurídica e os acionistas, pessoas físicas;
Princípio da Continuidade – a pessoa jurídica não possuiu prazo determinado para extinção de suas atividades;
Oportunidade – os atos e fatos econômicos e financeiros devem ser registrados no momento de sua ocorrência;
Registro pelo valor original;
Competência – A entidade deve ter suas despesas e receitas registradas no momento do gasto e não do desembolso;
Prudência – conservadorismo.
A Contabilidade registra os atos e fatos econômicos e financeiros de uma entidade em “Livros” manuscritos ou eletrônicos, sendo o “Livro Diário” exigido pela legislação societária brasileira. Os demais “Livros” são auxiliares.
Os registros contábeis são realizados pelo método das “partidas dobradas”, onde são utilizados registros a “crédito (-)” e “débito (+)” que perfazem o mesmo valor, o que mantém constante o equilíbrio dos registros, ou seja, se somarmos separadamente “crédito” e “débitos”, temos obrigatoriamente o mesmo valor, e por terem sinal matemático diferente, a soma