REVISAO HIS 1SERIE 2BIM
3168 palavras
13 páginas
1. (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:A. a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.
B. os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.
C. mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.
D. o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.
E. as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.
2. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento: A. o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões. B. o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
C. o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
D. o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
E. a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores. 3. (Fuvest) Do Grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:
A.
B.
C.
D.
E.
o estabelecimento dos tribunais da Inquisição pela Igreja católica. a Reforma protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja católica na Europa Ocidental. a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II. a divisão da Igreja em católica romana e ortodoxa grega. a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.
4. (ENEM