Revis o Filosofia P voas
1. Homem e a cultura
2. Mito a razão
3. Pré Socráticos – Sofistas – Sócrates
4. Platão
5. Aristóteles
1- Para que possamos entender como o homem age, devemos estuda-lo a partir das suas relações, principalmente no trabalho. Comparação entre o homem e o animal: estrada construída pelo homem e uma teia tecida pela aranha. O homem pensa sobre como fazer, sobre os detalhes, existe uma intencionalidade, porém a aranha tece a mesma forma, a não ser com mudanças genéticas. O homem disserta em cima da construção da estrada, pensa sobre tudo, sobre os detalhes, sobre o projeto, o homem cria a história a partir das relações e coisas que fazem, contrapondo isso o animal vive para apenas preservar a sua espécie.
O homem utiliza da fala para melhor se comunicar, é mais direta que a escrita e está no limiar (ponto mais alto, mais rápido de percepção) do conhecimento. Nós podemos dizer que nos comunicamos através de símbolos. Nós temos o símbolo (humano) e o índice que é a comunicação entre animais. Para o homem a comunicação remete ao nexo temporal (lembramos as coisas, vamos ao pensamento futuro), os animais só possuem o presente.
O animal não produz a sua existência, o homem produz. Estamos na faculdade para um projeto existencial, a estamos construindo o tempo inteiro. O animal é sempre o mesmo, o homem não.
Sartre compara o homem e o objeto. As coisas existem com finalidade traçada e pronta, a essência precede a existência (coisa), as coisas quando criadas/lançadas no mundo já são feitas para uma finalidade. Primeiro nasce a finalidade depois a coisa. O homem primeiro possui a existência depois a essência, primeiro somos lançados ao mundo, depois encontramos a nossa essência/finalidade, e a partir da nossa vinda ao mundo escolhemos o que vamos ser. Sartre fala sobre isso como ética, para que a gente não trate o outro como coisa, nós devemos respeitar e entender porque o outro não é uma coisa.
A nossa forma de viver, esse eterno movimento faz com que