Revestimento de paredes
As atividades de revestimento interno, que dependem de decisões tomadas nas diversas etapas do processo de acabamento dos edifícios, têm por objetivo maximizar o desempenho de cada subsistema que o constitui. A manutenção de cada um desses subsistemas está associada a uma série de atividades programadas que devem prolongar sua vida útil e minimizar a um custo compensador o processo de manutenção.
Dentro deste contexto, o projeto de revestimento interno, em particular o sistema de revestimento cerâmico, reveste-se de grande importância uma vez que este sistema depende de vários outros subsistemas do acabamento final da construção, e também está intimamente relacionado com a estética e proteção dos ambientes, proporcionando robustidão à estrutura contra vários agentes de degradação. O trabalho demonstrou a necessidade da elaboração do projeto de revestimento cerâmico interno, que aborde especificações dos demais subsistemas de acabamento em etapas distintas abrangendo: projeto, execução e manutenção.
11
1.INTRODUÇÃO
O empreendimento de construção civil possui um elevado número de especialistas envolvidos em todo o seu processo, desde o planejamento até o acabamento final. O projetista tem a função de conhecer e avaliar todas as etapas envolvidas no complexo sistema estrutural de uma edificação. Na fase de elaboração dos projetos, onde nasce o produto da edificação, resultando em qualidade, e possibilitando um planejamento eficiente com redução de custos e prazos. A fim de alcançar o desempenho apropriado e a finalidade a que se destina a cada um dos seus sistemas construtivos, devendo ser previsto o comportamento futuro dos materiais empregados dentro do projeto específico.
No que se refere ao projeto de especificação do sistema de revestimento cerâmico, a falta de conhecimento e informação sobre o sistema de revestimento cerâmico entre os profissionais da construção civil, entre eles os engenheiros, arquitetos e os