Retrofitting
O retrofitting (reforma) em equipamentos, máquinas ou sistemas é um procedimento moderno, efetivo e com custo inferior ao de novas aquisições. Não se trata de uma simples reforma, mas de modernizações, visto que a evolução tecnológica se converte em diversos benefícios: * Aumento da produtividade; * Redução dos períodos de inatividade; * Redução de riscos; * Recursos de programação mais simples; * Garantia de eventuais peças de reposição por um longo período; * Possibilidade de integração em rede; * Retorno rápido e garantido do investimento; * Alternativa para novos investimentos.
No retrofitting são mantidas as características principais do equipamento, eliminando desgastes, repondo peças danificadas, efetuando nova pintura, reavaliando itens de segurança e, principalmente, trocando os componentes eletroeletrônicos e acionamentos ultrapassados por outros de última geração.
O retrofitting é a alternativa ideal para empresas que precisam manter seus equipamentos confiáveis, modernos e produtivos.
Retrofitting: Implementação de Controladores de Equipamentos
Neste artigo, apresentamos uma metodologia de aplicação da técnica de retrofitting, analisando seus impactos na produtividade da planta na qual o equipamento está inserido. Para estes equipamentos, a técnica foi desenvolvida a partir do levantamento das especificações de funcionamento, a modelagem e otimização para a criação do novo sistema de controle e a implementação do novo hardware
Alexandre da S. Ribeiro, Antonio Gabriel S. Almeida, Milton B. de Souza e Eduardo J. Lima II
Um equipamento com tecnologia obsoleta pode ser atualizado tecnologicamente através da aplicação de modernas técnicas e dispositivos de automação. Essa técnica é conhecida como retrofitting.
O retrofitting de máquinas, também conhecido como reforma ou modernização, é muitas vezes a solução para empresas que desejam dar uma sobrevida para máquinas antigas e obsoletas,