Retrofit
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
RODRIGO WANDERLEY FERREIRA, MARCOS VINICIUS CAMILO CIPRIANO, OLAVO PASSOS TEIXEIRA e RENATO JADJESCKI CARDOSO
RETROFIT DE EDIFÍCIOS: REABILITAÇÃO PREDIAL
VILA VELHA
2010
Surgida na Europa, a prática do retrofit teve como principal meio de promoção as experimentações nos Estados Unidos. Nestes países, a rígida legislação não permitiu que o rico acervo arquitetônico fosse substituído, abrindo espaço para o surgimento desta solução, que permite a utilização adequada do imóvel.
“A indústria civil e imobiliária tem atribuído aos objetos “retrofitados” o seu renascimento, e destacado enquanto uma solução que preserva o patrimônio histórico ao mesmo tempo em que permite a utilização adequada do imóvel e aumenta sua vida útil usando tecnologias avançadas em sistemas prediais e materiais modernos, compatibilizando-os com as restrições urbanas e ocupacionais atuais, entre os quais se destaca a legislação de preservação do patrimônio arquitetônico e urbano paisagístico.” (ANDRADE, Inês. A re-qualificação da arte utilitária: busca por uma destinação compatível e utilitária aos monumentos construídos modernistas. Rio de Janeiro, 2000)
Assim, o retrofit busca a eficiência, pois trabalha com as limitações físicas da antiga estrutural. É uma questão de coerência com o contexto de poucos recursos (financeiros e ambientais) pensarmos em manter ao invés de sempre criar. A possibilidade de obtenção de valores aceitáveis para o investimento, como a redução do prazo de execução e a adequação geográfica do imóvel, estimula cada vez mais a adoção desta prática.
Barrientos, sobre o Retrofit: “Retrofit é a conjunção dos termos “retro” oriundos do latim, que significa movimentar-se para trás e de “fit”, do inglês, que significa adaptação, ajuste.”
O termo foi incorporado no vocabulário da indústria aeronáutica nos Estados Unidos e Europa no final da década de 90 e