Retrato de costumes familiares em entremezes na virada do Século XVIII para o XIX em Portugal: A escolha do futuro marido e o conflito entre Pai e Filha

5342 palavras 22 páginas
Retrato de costumes familiares em entremezes na virada do Século XVIII para o XIX em Portugal: A escolha do futuro marido como conflito entre Pai e Filha
Manuel Guerrero

O modelo de família burguês veio a se consolidar a partir das transformações acontecidas na Europa do último quartel do século XVIII. Essa unidade chefiada pelo Pai e que congregava numa moradia destinada a albergar à mulher deste, mãe dos seus filhos e, frequentemente, os criados, dará, como afirma o sociólogo alemão Jurgen Habermas1, origem a uma específica subjetividade que, pela sua vez, gerará experiências mediante as quais um público irá a falar dele próprio e buscará compreendê-las, esclarecê-las. O presente trabalho se propõe analisar entremezes produzidos em Portugal de finais do XVIII como uma via de aproximação dessa família urbana, apontando para o conflito que valores diferenciados segundo a geração à que pertencem os seus membros possam provocar.

Assim, visa-se conhecer melhor a esta família burguesa na tensão produzida pela passagem do chamado Antigo Regime ao Século XIX. Para isso, resulta pertinente definir a expressão referida: entender-se-á por tal o período em que se assiste ao desenvolvimento da burguesia na Europa anterior à Revolução de 1789.

O inicio do último quartel do século XVIII português coincide a morte do Rei Dom José, em Fevereiro de 1777. O movimento que será recordado como a viradeira, veio da mão com a perda de poder político do Marquês de Pombal depois que assumira o trono a Rainha D. Maria I. As transformações empreendidas pela nova soberana irão enfrentar à classe burguesa em ascensão com a nobreza, no reclamo por uma maior participação no estado e propriedade. Porém, o anseio deste grupo social de se aproximar da nobreza foi um fator de debilidade na sua consolidação como classe emergente no que diz respeito ao estabelecimento de uma nova ordem devido à preservação de valores tradicionais.
A censura já existente em Portugal e

Relacionados

  • TEATRO DE CORDEL
    123869 palavras | 496 páginas
  • Artes cênicas
    117786 palavras | 472 páginas
  • O Rio de Janeiro do meu tempo
    191292 palavras | 766 páginas