retificadoras
A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.
Assim, a retificação tem por objetivo:
a) reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora;
b) dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras;
c) retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico;
d) remover camadas finas de material endurecido por têmpera, cementação ou nitretação.
Retificadora centerless
Esse tipo de retiificadora é muito usado na produção em serie a peça é conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste.
Processo
O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento a peça e para produzir o avanço longitudinal.
Por essa razão, o disco de arraste possui uma inclinação de 3 a 5 graus, que é responsável pelo avanço da peça.
Observação
Essa operação é bastante precesa e consistente. Peças comumente produzidas por essa operação são: rolos para mancais de rolamento, válvulas de motores e eixos de cames e pinos para pistão.
Conclui-se que a retificadora é uma maquina que ocupa um lugar de extrema importância na indústria mecânica, pois sem ela, não se pode chegar às dimensões corretas de cada peça, principalmente se a peça requer muita exatidão em seus detalhes.A qualidade do processo de retificação é dependente de vários fatores como:uma eficiente refrigeração, uma correta afiação da superfície do rebolo, analisar cada tipo de material submetida ao processo e quais formatos devem ser utilizados para o processo final de cada peça.
Em relação a severidade dos processos de usinagem, a retificação é considerada a mais branda por dar jutamente só um acabamento superficial a peça.
Rebolos
Os rebolos