Retificador
Prof. José Alberone Menezes de Paiva
□ Todos os componentes devem ser considerados ideais, a menos que seja informado o contrário
1. No circuito retificador de onda completa abaixo os diodos podem ser modelados como ideais. Para esse circuito: a) Sabendo que a tensão de cada secundário do transformador eS = ESM sen((t), calcular o valor eficaz dessa tensão para que o resistor de carga RL dissipe uma potência de 100 watts. b) Calcular o valor da corrente média na carga e em cada diodo.
Obs.: Lembre-se que P = Vef2/R
2. O diodo zener do circuito abaixo pode ser modelado com VZ0 = 9,1V e rZ = 10(. Sabendo que a corrente IL pode variar de 0 até 100mA, e que VI pode variar de 12 a 16 volts, faça: c) Determine o valor máximo do resistor R1 para que a mínima corrente no diodo zener seja sempre maior do 5mA, para qualquer condição de entrada e de carga d) Calcule a máxima potência dissipada no zener.
3. Para o circuito abaixo, faça:
a) Trace a curva característica de transferência (vo versus vi). Indique as inclinações em cada segmento da curva, assim como as tensões de entrada e saída em todos os pontos em que a curva mudar de inclinação. (3 pontos) b) Desenhe o gráfico de vi e de vo em função do tempo, para uma tensão de entrada vi = 5sen((t). (Faça os dois gráficos um abaixo do outro, usando a mesma referência de tempo). (3 pontos)
[pic]
Dados do diodo:
Polarização direta:
VD0 = 0,7V
RD = 0,5(
4. O circuito abaixo representa um carregador de baterias. O diodo tem as seguintes características: VDO = 0,65V e RD = 30m(. Para este circuito:
a) Verifique se é possível fazer alguma aproximação no modelamento do diodo, e justifique. (1 ponto)