retifica
Fernando Soares da Silva*
Gabriel José Pires Soares**
Rodrigo Silva de Andrade***
Resumo
Com a perfuração em lâminas d’água ultraprofundas e poços direcionais e horizontais cada vez mais longos, o tempo de manobra se torna alto, o que influencia no custo total da operação de perfuração. Com isso, surge a preocupação e a necessidade da escolha correta das brocas de perfuração. Hoje em dia, existe uma grande diversidade de brocas de diferentes fabricantes disponíveis.
Nosso objetivo é mostrar um pouco dessas brocas de perfuração.
Palavras-chave: Brocas. Perfuração. Tipos.
Brocas de perfuração
Histórico
A técnica de perfuração por percussão para extração de água, sal e gás foi utilizada na China, no período de 1122 a 520 a.C. O sistema se baseava no princípio de alavanca, no qual o tronco de madeira era posicionado sobre uma forquilha de madeira cravada no solo. De um lado do tronco amarrava-se uma corda, com que se pendurava a ferramenta de percussão, e de outro se aplicava a força propulsora humana.
O sistema evoluiu no ocidente para o chamado
Spring Pole, o qual utilizava um tronco de madeira verde apoiado numa forquilha, e cravado no solo em uma das extremidades. Na extremidade livre eram amarrados estribos para a tração humana, juntamente com a corda e ferramenta de percussão.
A vantagem desse sistema sobre o anterior foi a utilização da energia potencial elástica da viga submetida a um carregamento alternado de flexão, durante o processo de percussão da ferramenta no fundo do poço.
O início e a sustentação do processo de busca com crescente afirmação do produto na sociedade moderna datam de 1859, quando foi iniciada a exploração comercial nos Estados Unidos, logo após a célebre descoberta do Cel. Drake, em
Tittusville, Pensilvânia, com um poço de apenas 21 metros de profundidade perfurado com um sistema de percussão movido a vapor, que produziu 2 m3/ dia de óleo. Descobriu-se que a destilação do