Reticulos cristalinos - micrografia
São os retículos cúbicos de face centrada (CFC), cúbicos de corpo centrado (CCC) e hexagonal compactos (HC).
No caso do retículo CFC doze átomos estão em contato com um átomo central, mas arranjados de modo que suas posições configuram um cubo. Seu fator de empacotameno é igual a 0,74.
A estrutura CCC pode ser visualizada tomando-se por base um cubo que contém um átomo central está em contato com outros oito átomos posicionados nos seus vértices. Dentre as três é a que possui menor fator de empacotameno, igual a 0,68.
A (HC) estrutura hexagonal compacta é formada por dois hexágonos sobrepostos e um plano intermediário de 3 átomos. A estrutura HC pode ser observada no berílio, berquélio, magnésio, cádmio, cobalto, por exemplo. O número de átomos que efetivamente encontram-se dentro de uma célula unitária HC é igual a 6. Seu fator de empacotameno é igual a da estrutura CFC (0,74).
Uma estrutura de cubo de corpo centrado (CCC) não é tão compacta como a de cubo de faces centradas ou hexagonal compacta, mas, mesmo assim, é um arranjo de átomos de energia relativamente baixa. A maioria dos metais alcalinos transforma-se de CCC para CFC ou HC em temperaturas muito baixas
2. Como e por quê as estruturas cristalinas são formadas?
As estruturas cristalinas são formadas com o arranjo ordenado dos átomos de um ou mais elementos que se mantém unidos pelas forças atômicas envolvidas (covalente, metálica ou iônica). Sua organização segue determinado padrão de acordo com o menor estado energético que a estrutura pode atinigr com os elementos em questão.
Sua estrutura se apresenta de forma ordenada e repetitiva. Porém alguma falha pode ocorrer nessa estrutura. Tais falhas podem ser por conta de um átomo ocupar o lugar de outro, um elemento estar ausente ou a estrutura de repetição estar deformada. Essas falhas geram mudanças no comportamento que é esperado da estrutura.
3.