resídius sólidos
PEDAGOGIA
antonio alberto marques de almeida
título do trabalho
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
Arapiraca
2014
antonio alberto marques de almeida
RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Ensino de natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatorio: Gestão.
Prof. Andréia Zompero; Helenara R. Sampaio; Laura Cava; Raquel Franco.
Arapiraca
2014
INTRODUÇÃO
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modus vivendi. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura. Frequentemente as crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação Infantil, os pequenos compreendem que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente. Estimule as crianças da sua turma a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza e a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos pode ser uma importante ferramenta de percepção para os pequenos.
JUSTIFICATIVA
Devido à grande quantidade de material reciclável que é desperdiçada, a necessidade de intervenção nos fatores econômico,