Homem e Sociedade
Antropologia
Antropologia é ciência que estuda o homem, com a função de aprofundar o conhecimento das “funções primitivas” dos povos nativos da América, Austrália e África.
Se concentra no conceito de cultura para que possam explicar a diferença entre os povos e os povos europeus.
Cultura
Segundo a antropologia, a cultura é a base de nossa forma de encarar o mundo á nossa volta e dar formas e significados a ele. O comportamento depende de uma combinação complexa ente a característica inata e meio social.
Cultura é tudo que for criado pelo ser humano para adaptar suas bases comunidades; às suas bases biológicas(ecossistema e território).
Relativismo Cultural
É considerar o mundo do ponto de vista do outro, entendendo seu sistema simbólico, seus próprios valores de mundo como beleza, justiça, honra, medo e assim por diante,ou seja, deixar de tomar a nossa própria cultura como medida para julgar o outro.
Etnocentrismo
É o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, nos dá a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais cultural.
Ao pensar de forma etnocêntrica, as pessoas depreciam o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade. O etnocentrismo é um comportamento universal. É comum a crença de que a sua própria sociedade é o centro da humanidade.
Comportamento Humano
Cultura, diversidade cultural, relativização e etnocentrismo serão fundamentais para compreender o debate científico e da sociedade em geral em torno do comportamento coletivo humano.
Podemos recorrer a uma metáfora para facilitar a compreensão sobre a relação entre os padrões culturais que herdamos/repetimos, e nossa atuação individual: “A mente humana corresponde a um “disco rígido” (hardware), que apesar de ser capaz de muitas tarefas, não consegue realizar nada sem um programa (software). Esse programa é a cultura.”
Se pensarmos que a cada cultura corresponde uma diferente “visão de mundo”, percebemos que