resustores
303 palavras
2 páginas
Escola Campo grande
Professor:
Aluno:n°Colisão
Colisão elástica ou perfeitamente elástica
A colisão elástica é aquela em que o coeficiente de restituição vale 1 e por isso as velocidades relativas de afastamento e aproximação são iguais. Também é a única colisão em que a energia mecânica se conserva, ou seja, a energia cinética antes da colisão é igual à energia cinética após.
Colisão Parcialmente Elástica
Essa colisão tem como característica um coeficiente de restituição com o resultado entre zero e um. A velocidade de afastamento é menor que a de aproximação e há a dissipação de energia, de modo que a energia cinética inicial é maior que a energia cinética final.
Colisão inelástica
Um choque inelástico, ou colisão inelástica, é um tipo de colisão no qual a energia cinética do sistema não é conservada. Em sistemas isolados, essa "dissipação" de energia mecânica é devida a propriedades microscópicas dos corpos colididos (tais como estrutura e composição molecular), e resulta em um aumento da energia interna (e consequentemente temperatura) e na deformação desses. Vale a pena ressaltar que, apesar de não haver conservação de energia cinética, o sistema ainda sim obedecerá ao princípio da conservação do momento linear se não houver ação de forças externas sobre o mesmo.
Colisão perfeitamente inelástica
Os choques mecânicos perfeitamente inelásticos ocorrem quando há perda máxima de energia cinética no impacto. Nestas colisões o coeficiente de restituição e a velocidade e afastamento dos corpos são iguais a zero, o que equivale a dizer que, após a impacto, os corpos permanecerão unidos
Colisão parcialmente inelástica
Os choques mecânicos parcialmente inelásticos são os tipos de colisões mais comuns na natureza. Nestas colisões o coeficiente de restituição é um valor entre zero e um, e consequentemente o valor da velocidade de afastamento é menor que o da de aproximação, porém não é nulo.