Resusmos Psicodiagnostico Jurema
11125 palavras
45 páginas
Psicodiagnóstico V – Jurema Alcides CunhaCapítulo 5 – A Entrevista Clínica
Marcelo Tavares
Definindo a Entrevista Clínica
Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos, com o objetivo de fazer recomendações, encaminhamentos ou propor alguma intervenção em busca de benefícios.
A investigação possibilita alcançar objetivos da entrevista, que são descrever, avaliar, o que pressupõe levantamento de informações, permitindo relacionar eventos e experiências, fazer interferências, estabelecer conclusões e tomar decisões. Essa investigação se dá dentro de domínios específicos da psicologia clínica. Essa área inclui, psicologia do desenvolvimento, psicopatologia, psicodinâmica, teorias sistêmicas. Aspectos dessas podem ser atentados, desenvolvimento psicossocial, conflitos de identidade, etc.
A entrevista é parte de um processo. Pode ser realizado em uma única sessão. O aspecto avaliativo pode ser intrínseco e confundido a primeira sessão de psicoterapia. Também pode ser complexo com um conjunto diferenciado de técnicas de entrevistas e instrumentos avaliativos. A entrevista clínica é a única capaz de adaptar-se a diversidade de situações clínicas relevantes e de conseguir particularidades. É a única técnica capaz de testar os limites de aparentes contradições e de tornar explícitas características indicadas por instrumentos padronizados, dando a eles validade clínica (Tavares, 1998).
Tem a característica de ser dirigida, mesmo nas entrevistas “livres”, é necessário o reconhecimento, pelo entrevistador dos objetivos, de acordo com ele estrutura e escolhe o tipo de intervenção. O psicólogo precisa estar preparado para o direcionamento que o sujeito parece querer dar. Deve também estar, atento aos processos no outro, e