resump
As incubadoras empresariais desempenham, destarte, atribuições que ao mesmo tempo as tornam instrumentos catalisadores e fomentadores do sucesso de novos empreendimentos e inovações. É considerando tais funções, que Leal et al. (2001) indicam que as incubadoras de empresas têm forte propósito de dar respostas para a demanda de apoio a ideias inovadoras que cheguem até elas, no intuito de tornarem um negócio viável.
A tipologia das incubadoras é vasta, porém, considerando-se o objetivo da presente pesquisa, pode-se abordar uma tipologia, a saber:
• Incubadora tecnológica: organização que abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços resultam de pesquisa científica, para os quais a tecnologia apresenta alto valor agregado. Abriga empreendimentos nas áreas de informática, biotecnologia, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Distingue-se da incubadora de empresas de setores tradicionais por abrigar exclusivamente empreendimentos oriundos de pesquisa científica.
• Incubadora de Empresas de Setores Tradicionais: Organização que abriga empreendimentos ligados aos setores da economia que detém tecnologias largamente difundidas e que queiram agregar valor aos seus produtos, processos ou serviços, por meio de um incremento em seu nível tecnológico.
Esses empreendimentos devem estar comprometidos com a absorção e o desenvolvimento de novas tecnologias.
• Incubadora Mista: Organização que abriga ao mesmo tempo empresas de base tecnológica e de setores tradicionais. sucesso de novos empreendimentos e inovações. É considerando tais funções, que Leal et al. (2001) indicam que as incubadoras de empresas têm forte propósito de dar respostas para a demanda de apoio a ideias inovadoras que cheguem até elas, no intuito de