Resumos
Aluno:
Curso: Educação Física licenciatura Matricula:
1º Semestre
Disciplina: PE
Capítulos: 5 e 6
Prof:
A relação professor-aluno
O que é, como se faz
3.
Capítulo 5
Avaliação informal das primeiras impressões
As primeiras impressões podem ainda parecer algo muito impreciso e genérico, mas elas se traduzem em condutas do professor (e talvez também dos alunos), as quais podem ter muitas repercussões. Depois de tudo, esses juízos (ou preconceitos) e opiniões contribuem para a formação dessas inevitáveis primeiras impressões. Quase sempre, o que vemos depois está distorcido para confirmar essa primeira impressão. Ou o que vemos depois na está distorcido e é objetivo, mas provocado por condutas nossas derivadas dessas primeiras impressões (se percebemos ataque, nos defendemos, e essa defesa, por sua vez, é percebida como um ataque etc.).
Considero essas primeiras impressões, que podem ser muito condicionantes, como um modo de avaliação. Há muitas maneiras de categorizar os tipos de avaliação; os tipos clássicos são a avaliação diagnóstica, a formativa e a somativa. Considerei útil e sugestivo para nossa reflexão categorizar também os modos de avaliar segundo níveis de formalidades.
Embora associemos o termo avaliação a provas, exercícios, perguntas e a resultados e assinatura de diários de fato há outros tipos de avaliação (digamos ao menos que pode haver), no contexto escolar e acadêmico, desde o ensino fundamental até os estudos de pós-graduação.
1. Os preconceitos
Um preconceito não passa de uma avaliação negada daqueles que pertencem a determinado grupo, realizada sem fundamento suficiente e sem objetivo. Não é normal reconhecer que se tem preconceitos, mas podemos tê-los. Quando temos grupos de alunos de diversas procedências (regionais, nacionais, étnicas...), não é demais chamar para a possibilidade de que