Resumos
O sistema hematopoiético é responsável por gerar a maioria das células participantes da resposta imunológica. Durante o desenvolvimento dos linfócitos, estes passam pelo processo de maturação na medula óssea (Linfócito B) ou no timo (Linfócito T) e entram nos órgãos linfoides periféricos (secundários, como linfonodos e baço) sob a forma de linfócitos naive. As células dendríticas capturam os antígenos nos locais de entrada e também migram para os linfonodos, onde ativam os linfócitos, formando células T efetoras, de memória e plasmocítos produtores de anticorpos. Os linfócitos T efetores e os anticorpos ganham a circulação e se direcionam para os locais de infecção onde ajudam a eliminar os antígenos.
Órgãos Linfoides Primários (ou geradores): - Medula Óssea:
Possui as HSC (Células tronco hematopoiéticas) que após receberem estímulos do estroma medular (fatores de crescimento e Citocinas) iniciam a produção de todos os tipos celulares encontrados no sangue.
- Timo:
Local de desenvolvimento dos Linfócitos T (LT), onde percussores provenientes da medula penetram pelo córtex, passam pelo processo de seleção clonal e de amadurecimento, migram para a medula do órgão (zona de LT maduros) e depois podem ganhar a circulação, migrando para os órgãos secundários. Órgãos Linfoides Secundários: - Linfonodos (e sistema linfático): Local de ativação da resposta imune adquirida, pois os antígenos são transportados para os linfonodos regionais pela linfa, entrando pelos seios capsulares (córtex), onde são capturados pelas células dendríticas, processados e apresentados aos Linfócitos T naives no paracortex adjacente e para Linfócitos B (pelas APC’s foliculares) dentro dos folículos.
- Baço: Local de respostas a antígenos filtrados do sangue que penetram pela artéria esplênica dentro do órgão. As arteríolas presentes no baço estão cercadas por APC's (células apresentadores de antígeno) e linfócitos T (essa parte é