Resumos sobre fatos
Grão-Pará ............................................................. 1
União Ibérica ......................................................... 2
Quilombo dos Palmares ........................................ 3
Insurreição Pernambucana .................................. 4
Domingo Jorge Velho ........................................... 5
João Mauricio de Nassau ..................................... 6
Domingos Fernandes Calabar ............................. 7
Zumbi dos Palmares ............................................ 8
Grão-Pará
Grão-Pará é o nome com o qual o atual estado do Pará era conhecido no período colonial e imperial. O nome Pará tem origem no termo Pa'ra, que significa "rio-mar" na língua tupi-guarani, pois era assim que os indígenas se referiam ao braço direito do rio Amazonas, aumentado com as águas do rio Tocantins, que é vasto a ponto de não se poder ver a outra margem, dando a impressão de se tratar de um mar, não de um rio. Os portugueses chamaram o território recém-ocupado de "Terra de Feliz Luzitânia", nome logo depois foi substituído pelo de Grão-Pará (grande rio-mar), para finalmente, se tornar apenas Pará.
A ocupação europeia da região começa no início do século XVI com as incursões de holandeses e ingleses, que estavam em busca de sementes de urucum, guaraná e pimenta. Os primeiros portugueses só chegarão em 1616, e o marco inicial de sua presença se dá com fundação do Forte do Presépio, ponto de partida da construção da cidade de Belém, na época Santa Maria de Belém do Grão-Pará.
Além da natureza hostil do terreno, estes primeiros ocupantes tiveram que lutar contra os núcleos europeus já instalados na região, além de enfrentar a oposição guerreira dos índios. Em 1621, é criado o Estado do Grão-Pará e Maranhão (com capital em São Luís), separado do estado do Brasil (com capital em Salvador), cuja criação tinha o objetivo de melhorar o contato da região com sua metrópole, além de